"Descubra como acompanhar o lançamento do foguete mais potente já construído" - Mundo Mobile & TecNews

“Descubra como acompanhar o lançamento do foguete mais potente já construído”

A SpaceX tem como objetivo construir uma nave espacial que seja capaz de transportar seres humanos até a Lua, Marte e além. Para alcançar esse objetivo, a empresa tem grandes expectativas para o primeiro voo orbital do maior e mais poderoso foguete já criado. Após adiamentos e falhas, o lançamento foi programado para acontecer na segunda-feira, dia 17 de janeiro.

Após mais de 500 dias de análise, a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) autorizou o processo na sexta-feira, dia 14 de janeiro. O lançamento está previsto para ocorrer a partir das 9h (horário de Brasília) e a janela do processo tem até 150 minutos. A ideia é enviar a nave para dar uma volta ao redor da Terra, terminando com um pouso no Oceano Pacífico, na costa do Havaí. Isso deve durar em torno de 90 minutos.

O foguete é composto por dois estágios. O primeiro, de 72 metros, tem 33 motores e serve como propulsor, sendo chamado de Super Heavy. Já o segundo estágio é a nave Starship em si, com 50 metros. Ambas as partes são totalmente reutilizáveis. O enorme sistema de 112 metros de altura já está “empilhado” na base Starship, no Texas, EUA.

Embora haja uma chance de 50% de sucesso nesta primeira tentativa, segundo Elon Musk, dono da SpaceX, o lançamento “não será entediante”, considerando a possibilidade de a nave explodir. “Talvez sucesso, emoção garantida”, tuitou na sexta-feira, dia 14 de janeiro.

A transmissão ao vivo do lançamento da Starship será feita pela SpaceX em seu perfil no YouTube. Vale lembrar que a Starship é peça central do programa Artemis, da NASA, pois será o módulo que colocará os astronautas na superfície da Lua em 2025. Além disso, é essencial para vislumbrar algo mais concreto dentro do plano de colonização de Marte criado por Elon Musk.

“Acho que temos, com sorte, cerca de 80% de chance de atingir a órbita este ano”, disse o bilionário no mês passado. A SpaceX está construindo diversos protótipos de Starship na Starbase, para que possa lançá-las com pequenos intervalos após este primeiro voo. Musk estimou o custo do projeto entre US$ 2 e US$ 10 bilhões, “provavelmente mais perto de 2 ou 3 do que dos 10”.

A NASA deve acompanhar o lançamento de perto, com um jato WB-57 de alta altitude. Com um cronograma apertado para as próximas missões Artemis, a agência espacial está de olho no progresso da Starship, que sofre adiamentos desde 2021. Até agora, foram realizados apenas testes de voo baixo, subindo reto alguns metros e descendo, sem ir à órbita — muitos com finais explosivos.

De acordo com o site Space, o lançamento da Starship pode representar um grande avanço na conquista do espaço pelos seres humanos. A expectativa é que a nave possa ser utilizada em diversas missões espaciais importantes nas próximas décadas, incluindo a colonização de Marte e outras explorações espaciais avançadas.

Deixe um comentário