A plataforma esclareceu que as infrações ocorreram em apenas seis das mais de 200 contas bloqueadas por ordem judicial no Brasil. “Não há que se falar, portanto, em ‘reativação das contas’ ou solicitação ‘para uso da plataforma’, mas sim em uma falha técnica isolada”, afirmou.
As contas mencionadas pertencem a figuras conservadoras como o senador Marcos do Val (Pode-ES), ex-aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, de acordo com trechos do relatório da PF citados no ofício do X.
Em sua cruzada contra a desinformação na internet, Alexandre de Moraes tentou o bloqueio de contas de usuários em plataformas online, incluindo o X, principalmente após tentativa de apoiadores de Bolsonaro de desacreditar o sistema de votação eletrônica durante a campanha eleitoral passada. Musk havia chamado Moraes de “ditador” e pediu sua destituição. Posteriormente, o ministro planejou que o bilionário fosse investigado como suspeito de “instrumentalização criminosa” da plataforma X. 🚫🔒🔍
Ao todo, apenas seis das mais de 200 contas bloqueadas por ordem judicial no Brasil apresentaram infrações, de acordo com a plataforma. A empresa ressaltou que não houve reativação das contas ou solicitação para uso da plataforma, mas sim uma falha técnica isolada.
Entre as contas bloqueadas, estão a do senador Marcos do Val, ex-aliado de Jair Bolsonaro, conforme relatório da Polícia Federal citado pela plataforma. Alexandre de Moraes liderou o bloqueio de contas de usuários, incluindo aquelas da plataforma X, como parte de sua luta contra a desinformação online. Isso ocorreu após apoiadores de Bolsonaro tentarem desacreditar o sistema de votação eletrônica durante a última campanha eleitoral.
Elon Musk, por sua vez, chamou Moraes de “ditador” e pediu sua destituição. O ministro, então, planejou uma investigação sobre Musk por suspeita de “instrumentalização criminosa” da plataforma X. 🕵️♂️💻
É importante ressaltar que, apesar das alegações de infrações em apenas seis contas, a plataforma bloqueou mais de 200 contas por ordem judicial no Brasil. A empresa esclareceu que não houve reativação das contas ou solicitação para uso da plataforma, mas sim uma falha técnica isolada.
Dentre as contas bloqueadas, destacam-se a do senador Marcos do Val, que já foi aliado de Jair Bolsonaro, de acordo com informações da Polícia Federal citadas pela plataforma. Alexandre de Moraes liderou a tentativa de bloqueio de contas de usuários em diversas plataformas online, incluindo o X, como parte de seus esforços de combate à desinformação na internet.
Elon Musk, em meio a esse contexto, fez críticas a Moraes, chamando-o de “ditador” e solicitando sua destituição. Posteriormente, o ministro planejou uma investigação sobre Musk por suspeitas de “instrumentalização criminosa” da plataforma X. 🧐🔒
Mesmo diante das polêmicas envolvendo apenas seis das mais de 200 contas bloqueadas judicialmente no Brasil, a plataforma reiterou que não houve reativação das contas ou solicitação para uso da plataforma, mas sim uma falha técnica isolada.
Entre as contas bloqueadas, encontra-se a do senador Marcos do Val, que já foi aliado de Jair Bolsonaro, segundo relatório da Polícia Federal citado pela plataforma. Alexandre de Moraes liderou a ação de bloqueio de contas de usuários em plataformas online, incluindo o X, como parte de suas medidas contra a disseminação de desinformação na internet.
Elon Musk, por sua vez, fez críticas a Moraes, chamando-o de “ditador” e pedindo sua destituição. Em resposta, o ministro planejou uma investigação sobre o bilionário por possível “instrumentalização criminosa” da plataforma X. 🔍🔒🤔