Expectativas vs Realidade: Os 10 trailers mais enganadores da E3 - 04/06/2019 - Mundo Mobile & TecNews

Expectativas vs Realidade: Os 10 trailers mais enganadores da E3 – 04/06/2019

E3: quando os trailers enganam o público

A Electronic Entertainment Expo, mais conhecida como E3, sempre foi aguardada com grande expectativa pelos jogadores de todo o mundo. Nessas conferências anuais, as empresas de videogames apresentam as suas grandes novidades para o público, incluindo trailers e gameplays de jogos ainda em desenvolvimento. Mas, infelizmente, nem sempre esses demos são verdadeiros.

Ao longo dos anos, a E3 acumulou uma grande quantidade de trailers que impressionam num primeiro momento, mas acabam ficando com cara de propaganda enganosa quando os produtos finais são lançados. Isso acontece porque muitos fatores podem interferir entre o anúncio e o lançamento, como falhas na comunicação especificada e técnicas durante o desenvolvimento. Esses casos emblemáticos deixam os jogadores com uma dose saudável de desconfiança em relação aos novos trailers revolucionários apresentados em cada nova E3.

Um exemplo claro disso é o jogo “Watch Dogs”, da Ubisoft, em 2012. O trailer apresentado nessa E3 prometia mudar o que conhecíamos como jogos de ação, mostrando mecânicas inovadoras e uma cidade deslumbrante e cheia de vida. As texturas eram incríveis, a inteligência artificial parecia sofisticada e a cidade oferecia milhares de atividades e pontos para você hackear. Mas a realidade foi bem diferente: a mecânica de hack, embora interessante, foi explorada bem superficialmente e ficou maçante no decorrer do jogo; a cidade nem de longe parece viva como naquele trailer, e a inteligência artificial foi uma das maiores críticas que o jogo recebeu. Esse foi apenas um exemplo, mas há diversos outros jogos que seguiram a mesma linha, como “Aliens: Colonial Marines”, “Kinect”, “The Division”, “Crackdown 3” e “No Man’s Sky”.

Por isso, é importante lembrar que nem sempre esses trailers são fiéis à realidade do produto final. E mesmo que os desenvolvedores tentem fazer o melhor, muitas vezes eles não conseguem cumprir tudo o que prometem. Alguns jogos ainda conseguem ser muito bons, mesmo com o resultado final aquém do que foi prometido, como é o caso de “Rainbow Six: Siege”, que ainda está longe do que foi exibido na E3 de 2014, mas é um dos melhores jogos competitivos dessa geração. Outros jogos, porém, acabam se tornando grandes decepções, como “No Man’s Sky”, que gerou a maior confusão por conta do que foi exibido na E3 e o destoante resultado final.

Dessa forma, a E3 continua mantendo a sua importância no mundo dos videogames, mas é preciso que os jogadores tenham consciência de que os trailers apresentados nesses eventos não são garantias de um produto final perfeito. É essencial avaliar cada jogo com um olhar crítico e realista, sem se deixar levar apenas pela propaganda enganosa dos trailers.

Deixe um comentário