Segundo o Financial Times, Elon Musk está planejando uma nova startup de inteligência artificial para concorrer com a OpenAI em 14/04/2023. - Mundo Mobile & TecNews

Segundo o Financial Times, Elon Musk está planejando uma nova startup de inteligência artificial para concorrer com a OpenAI em 14/04/2023.

De acordo com fontes conhecedoras de seus planos, Elon Musk está trabalhando no lançamento de uma startup de inteligência artificial que concorrerá diretamente com a OpenAI, a empresa responsável pelo ChatGPT. A notícia foi divulgada pelo Financial Times na última sexta-feira, mencionando que o bilionário estaria montando uma equipe de pesquisadores e engenheiros de inteligência artificial e discutindo a possibilidade de investidores da SpaceX e da Tesla injetarem dinheiro em seu novo empreendimento.

No entanto, Musk ainda não se manifestou publicamente sobre o assunto, deixando muitas incertezas a respeito dos detalhes sobre a startup em questão. O que se sabe, no entanto, é que ele e um grupo de especialistas em inteligência artificial e executivos do setor — incluindo ele mesmo — vêm reivindicando uma pausa de seis meses no desenvolvimento de sistemas ainda mais poderosos do que o GPT-4, da OpenAI, citando potenciais riscos à sociedade.

Aparentemente, Musk já começou a adquirir os recursos necessários para colocar seu plano em prática. Conforme o site Business Insider divulgou recentemente, o empresário teria comprado milhares de unidades de processamento gráfico (GPUs), que são sistemas que oferecem energia para a computação de alta performance requerida em atividades como inteligência artificial e gráficos de alta qualidade.

Embora ainda não se saiba mais detalhes sobre a nova startup de Musk, a competição com a OpenAI pode ser intensa. A empresa foi criada em 2015 com a missão declarada de desenvolver inteligência artificial de forma segura e benéfica para a sociedade. Foi fundada por vários pesos-pesados da área, incluindo Elon Musk, que deixou a empresa em 2018 alegando divergências em relação à estratégia da companhia.

Desde então, a OpenAI tem sido um nome forte na pesquisa e desenvolvimento de inteligência artificial. Seu ChatGPT atualmente é uma das soluções mais populares de geração de texto baseado em inteligência artificial, sendo utilizado em várias plataformas e serviços online.

Ainda assim, a decisão de Musk de competir com sua antiga empresa pode ser entendida como um reflexo do interesse cada vez maior do empresário pela área de inteligência artificial. O assunto é amplamente discutido em suas redes sociais e em suas entrevistas, sendo considerado um aspecto-chave em sua visão de futuro para a humanidade.

No entanto, as preocupações sobre o impacto da inteligência artificial na sociedade e no mundo do trabalho são crescentes, e muitos especialistas defendem uma abordagem cautelosa e colaborativa para desenvolver soluções seguras e confiáveis. A pausa defendida por Musk e seus colegas faz parte dessa visão mais crítica e consciente do papel da tecnologia em nossas vidas.

Dessa forma, é possível que a nova startup de Musk busque diferenciar-se da OpenAI por meio de uma abordagem mais humanista e consciente, buscando soluções que sejam seguras e benéficas a longo prazo. Independentemente das motivações do empresário, sua entrada no mercado de inteligência artificial certamente trará mais competição e inovação para a área, o que pode ser positivo para todos os envolvidos.

Deixe um comentário