Como os jogos na nuvem podem transformar o mercado de games: uma análise - 18/11/2019. - Mundo Mobile & TecNews

Como os jogos na nuvem podem transformar o mercado de games: uma análise – 18/11/2019.

Os videogames evoluíram muito desde o clássico Tetris até o popular Fortnite, tornando-se cada vez mais sofisticados e complexos. Os jogadores estão em toda parte, seja no metrô com jogos em smartphones, em casa com consoles para jogar online com amigos, ou em frente ao computador com jogos imersivos em alta definição.

Nesta terça-feira, o Google lançou seu serviço de “jogos na nuvem”, chamado Stadia. Essa plataforma promete revolucionar a forma como os jogos são jogados ao permitir que os jogadores desfrutem de seus jogos sem depender de consoles ou computadores dedicados.

A potência necessária para jogar em “modo local” pode ser encontrada na própria máquina, o que explica por que as novas gerações de consoles ou computadores dedicados aos videogames são frequentemente vendidas a preços mais altos. Para jogar online, os jogadores precisam instalar o jogo localmente, o que requer hardware suficientemente poderoso para fornecer uma experiência de jogo ideal.

O Stadia oferece uma solução para todos esses problemas, prometendo uma experiência de jogo perfeita em qualquer dispositivo com uma boa conexão à internet. Com jogos na nuvem, todo o poder de processamento ocorre nos servidores, assim, a qualidade da imagem e a capacidade de resposta são baseadas apenas na potência deles e na velocidade da rede.

Várias empresas já se aventuraram nesse mercado, incluindo a francesa Shadow, que criou uma plataforma semelhante. A Gaikai foi comprada pela Sony para oferecer o serviço de jogos em nuvem PlayStation Now, e a Microsoft também está no negócio com o xCloud.

Mas o Google tem uma vantagem sobre seus concorrentes, pois, a longo prazo, sua plataforma deve permitir que os usuários desfrutem de seus jogos com alta qualidade e mudem de um dispositivo para outro sem perder o progresso no jogo.

Além disso, o videogame ao vivo é uma realidade, assim como uma partida de futebol. Plataformas como Twitch (da Amazon) e Mixer (da Microsoft) transmitem jogos ao vivo diariamente. Jogadores amadores ou profissionais transmitem suas partidas ao vivo, enquanto os fãs comentam as ações nos chats.

Essas plataformas suportam enormes capacidades de largura de banda para garantir a transmissão ao vivo desses vídeos a dezenas de milhões de pessoas, principalmente durante grandes competições de e-sports.

Em 2019, a plataforma de streaming Netflix mencionou o Twitch e jogos populares como Fortnite como seus principais concorrentes na corrida pela atenção dos consumidores, especialmente jovens.

Em resumo, o Stadia do Google representa uma nova era para os jogos, oferecendo uma solução inovadora para os problemas existentes nas plataformas de jogos tradicionais. A plataforma permite que os usuários joguem em qualquer dispositivo e em qualquer lugar com uma boa conexão de internet. Os videogames nunca foram tão acessíveis e divertidos como agora.

Deixe um comentário