Problema contábil legalizado na C3.ai derruba as ações de empresas de IA - 05/04/2023 - Mundo Mobile & TecNews

Problema contábil legalizado na C3.ai derruba as ações de empresas de IA – 05/04/2023

Investidores ficaram preocupados com empresas de inteligência artificial nesta quarta-feira, após uma alegação de um investidor com posições vendidas que apontou problemas contábeis na C3.ai. Os papéis da empresa afundaram mais de 17%, enquanto outras empresas de IA também sofreram quedas, incluindo Guardforce AI, BigBear.ai e SoundHound AI. A Kerrisdale Capital, responsável pela alegação, afirmou que a C3.ai possui “sérios problemas contábeis e de divulgação” e notificou seu auditor, a Deloitte & Touche. Semelhante às acusações anteriores de baixa tração de clientes e parcerias de vendas frustradas, a empresa de IA recusou a resposta por e-mail à Reuters.

Embora algumas preocupações tenham sido levantadas pelos investidores, o analista da Canaccord Genuity, Kingsley Crane, descreveu-as como não tendo “evidências de qualquer irregularidade real ou fraude” na carta da Kerrisdale. Ele ressaltou que esclarecimentos adicionais poderiam beneficiar os investidores que procuram maior clareza. Embora o risco de impacto nas outras ações de inteligência artificial a curto prazo seja baixo, Crane observou que as ações são negociadas com entusiasmo e, portanto, é necessário um monitoramento cuidadoso.

No entanto, o rali de investimentos em empresas de inteligência artificial ainda não diminuiu totalmente, apesar das preocupações com o uso regulatório da IA. Neste ano, as ações da C3.ai mais do que dobraram de valor, conforme os investidores se interessaram cada vez mais pelas empresas relacionadas à IA. Este aumento vem após o sucesso viral do ChatGPT, que ajudou a impulsionar o interesse em IA. O índice de referência S&P 500, por outro lado, teve um aumento de apenas 6,8%.

A preocupação com as implicações da inteligência artificial tem sido crescente, especialmente em relação às preocupações com a tomada de decisão automatizada e a privacidade dos dados do consumidor. Enquanto a adoção regulatória da IA aumenta, os investidores estarão de olho nas empresas que estão sendo regulamentadas e avaliarão os riscos em relação aos possíveis lucros.

Em suma, o mercado de inteligência artificial pode estar enfrentando algumas turbulências devido à alegação de irregularidades contábeis na C3.ai, mas a demanda por investimentos em IA ainda está forte. Os investidores estão avaliando as implicações da regulação enquanto mantêm um olho em quais empresas estão sendo regulamentadas e quais não estão.

Deixe um comentário