A E3 de 2023 teve seu cancelamento anunciado. - Mundo Mobile & TecNews

A E3 de 2023 teve seu cancelamento anunciado.

O evento E3 2023 foi oficialmente cancelado, conforme noticiado pelo IGN. A decisão foi tomada depois que várias grandes editoras desistiram de participar nas últimas semanas.

De acordo com o IGN, as principais editoras se recusaram a comparecer ou não tinham ideia se o evento aconteceria devido a uma suposta falta de comunicação com o organizador ReedPop e a ESA. Hoje, a ESA enviou um e-mail explicando que o programa “simplesmente não atraiu o interesse sustentado necessário para executá-lo de uma forma que mostrasse o tamanho, a força e o impacto de nossa indústria”.

O Twitter oficial da E3 confirmou publicamente o cancelamento em um breve comunicado. No entanto, o IGN recebeu um comunicado de imprensa afirmando que ReedPop e a ESA continuarão a trabalhar juntos em “eventos futuros da E3”. Não se sabe se isso significa que eles tentarão novamente no próximo ano ou inventarão algo completamente novo sob a marca E3.

Embora a notícia seja desanimadora para os fãs do evento anual, a escrita para seu fim está na parede há algum tempo. Foi relatado que os três fabricantes de consoles – Microsoft, Sony e Nintendo – estavam saindo, com a Nintendo declinando formalmente. A Ubisoft desistiu em favor de realizar seu próprio evento ao vivo. A Sega e a Tencent seguiram o exemplo logo depois.

A E3 estava programada para acontecer no Los Angeles Convention Center de 13 a 16 de junho. Seria a primeira edição presencial desde 2019 e havia sido montada para a presença de mídia e fãs.

Embora o programa estivesse em declínio antes de 2019, a pandemia do COVID-19 provou ser um golpe devastador. O show de 2020 foi cancelado, a versão de 2021 era um evento somente online e o evento de 2022 foi cancelado novamente. Em uma época em que desenvolvedores/editores podem fazer grandes anúncios usando vídeos pré-gravados ou transmissões ao vivo sem pagar muito dinheiro à ESA por espaço físico e passar meses preparando demos jogáveis, tornou-se cada vez mais desafiador para a E3 justificar sua existência em seu estado tradicional. Será interessante ver o que ReedPop e a ESA podem inventar, mas, por enquanto, a E3 continuará adormecida com um futuro incerto.

Deixe um comentário