Saiba como observar a Lua Rosa que irá iluminar o céu do Brasil nesta noite. - Mundo Mobile & TecNews

Saiba como observar a Lua Rosa que irá iluminar o céu do Brasil nesta noite.

Nesta quinta-feira (6), a Lua entra em sua fase cheia e poderá ser vista de qualquer ponto do Brasil. No entanto, essa Lua cheia é conhecida como “Lua Rosa” por povos tradicionais do hemisfério Norte, não porque ela estará de fato colorida, mas por ser uma metáfora para o início da primavera, estação das flores e núcleos.

Naquela região do hemisfério norte, a primavera era fortemente comemorada como um período de renascimento após o inverno rigoroso. No entanto, como estamos entrando no outono no Brasil, a analogia não tem muito sentido.

Essa fase da Lua também é conhecida como “Lua da Páscoa” em algumas religiões, pois marca a data da celebração. A Páscoa cristã, por exemplo, ocorre no domingo após a primeira Lua cheia seguinte ao equinócio de março. Já o Pessach, do judaísmo, também ocorre na mesma semana.

De qualquer forma, essa Lua cheia é uma nova oportunidade para observarmos a Lua em sua fase mais exuberante e apreciar sua beleza e encanto.

Para ver a Lua, é importante saber que ela nasce por volta das 18h30, pouco depois de o Sol se pôr, a leste. Ela poderá ser vista em seu brilho máximo durante toda a noite, atravessando o céu de um lado ao outro até se pôr a oeste, ao amanhecer.

Se o tempo não estiver fechado, é fácil encontrar algo tão brilhante no céu. O uso de um site ou aplicativo de astronomia, como Skywalk, Starchart, Sky Safari ou Stellarium, pode informar a posição e o horário exato em sua cidade.

Além da quinta-feira, a sexta-feira (7) também é uma ótima oportunidade de observação, com nosso satélite ainda com 99% de iluminação. No entanto, ele nascerá um pouco mais tarde, por volta das 19h.

Uma dica importante é sempre tentar admirar a Lua na primeira hora após nascer, bem próxima ao horizonte, pois efeitos ópticos fazem com que ela pareça ainda maior, por conta da perspectiva com referenciais terrestres, como prédios e árvores, e apresenta belas variações de tonalidade, como amarelada, alaranjada, avermelhada ou mesmo rosada, devido à interação com a atmosfera e poluentes.

Então, não perca a oportunidade de admirar a Lua cheia nesta quinta-feira (6) e na sexta-feira (7). Aproveite para apreciar a beleza desse espetáculo celestial e explorar ainda mais o universo.

Deixe um comentário