Nova empresa de triciclos elétricos visa competir com Uber e 99 no mercado paulista - 12/04/2023 - Mundo Mobile & TecNews

Nova empresa de triciclos elétricos visa competir com Uber e 99 no mercado paulista – 12/04/2023

A startup Grilo Mobilidade, que atua no setor de transporte, acaba de lançar seu novo serviço de triciclos elétricos em São Paulo. A empresa, que tem origem no Rio Grande do Sul e foi fundada em 2019 por três sócios com capital próprio, busca atrair usuários que precisam realizar deslocamentos curtos na capital paulista.

Os triciclos elétricos disponibilizados pela Grilo Mobilidade contam com cabine fechada, capacidade para um condutor e até dois ocupantes, além de transmissão, travas e vidros elétricos, cinto de segurança e rodas aro 12. O veículo, um pouco menor do que um carro do tipo hatch, chama a atenção no trânsito pelo seu motor silencioso e facilidade para mudar de faixa e desviar de obstáculos nas vias.

Serão disponibilizados 20 veículos ao todo, que poderão atingir uma velocidade máxima de 50km/h, percorrendo uma área de 5,5 milhas quadradas no entorno da Avenida Paulista, no horário das 8h às 20h, de segunda a sábado. A plataforma já atua em Porto Alegre, com uma frota de 15 veículos e mais de 50 mil usuários cadastrados, e busca ser um complemento da mobilidade urbana, não um concorrente direto das empresas de transporte por aplicativo.

A ideia de usar triciclos elétricos surgiu quando a empresa começou a estudar um formato de veículo sustentável que atendesse a proposta de reduzir distâncias de forma mais segura, diante da explosão dos patinetes elétricos e bicicletas compartilhadas nas capitais. Segundo Carlos Novaes, cofundador da empresa, a Grilo Mobilidade não registrou nenhum acidente em anos de operação e busca proporcionar uma solução eficiente e confiável para aqueles que se locomovem rapidamente em áreas urbanas movimentadas.

A escolha de São Paulo para a expansão das operações da empresa foi realizada devido ao sistema de transporte diversificado e ao adensamento populacional na região selecionada para o início das operações. Os veículos, que foram incluídos pela Grilo com equipamentos de segurança exigidos pela legislação brasileira, possuem autonomia de 80 milhas com uma carga completa de 8 horas, e foram importados de uma montadora asiática.

Para utilizar o serviço, o usuário deve instalar o aplicativo da Grilo e solicitar um deslocamento de pessoa ou mercadoria por meio dos veículos elétricos, realizando o pagamento através do próprio aplicativo, com tarifa a partir de R$ 4,89. Ao solicitar o serviço, um condutor credenciado chega para realizar o deslocamento, conhecido como “pulo”.

Para se tornar um condutor da Grilo, é necessário realizar um cadastro no site, possuir carteira de habilitação A ou AB e passar por um processo de habilitação. O contrato da plataforma com os motoristas é feito em forma de MEI (microempreendedor individual), com direito a um veículo elétrico com manutenção preventiva e corretiva, recarga diária, seguro contra terceiros, entre outros serviços. A empresa informou que o condutor recebe em média atualmente 60% do valor do deslocamento.

Embora a ideia de inserir triciclos elétricos não seja inédita no Brasil, a Grilo Mobilidade busca inovar no setor de transporte, oferecendo uma alternativa sustentável e segura para deslocamentos curtos nas grandes cidades. A expansão da sua área de atuação para a cidade de São Paulo representa um importante passo na consolidação da empresa no mercado brasileiro.

Deixe um comentário