O reforço executivo revelou que tarefas que antes levavam muitos dias para serem concluídas, agora podem ser finalizadas em apenas algumas horas. Isso possibilitará que tarefas repetitivas abram espaço para mais talentos 💼 – por exemplo, sites que necessitam de versões para web, celular e tablet.
“A IA não vai substituir o emprego, pois ela não substitui o bom senso, o pensamento crítico e a vontade de criar. No dia a dia, vemos que o talento das pessoas será acelerado e amplificado com essas ferramentas. A IA abrirá espaço para mais talentos.” – Marcelo Eduardo, da Work & Co.
Como exemplos de ferramentas utilizadas por empresas no cotidiano, temos o popular ChatGPT, o gerador de imagens MidJourney, a ferramenta de fluxo de trabalho FireFly, o Copilot para programação e a ferramenta de busca Perplexity.
“Nenhum design de produtos requer mais processos manuais. Desenvolvedores alcançaram 50% a mais de produtividade utilizando o Copilot. Existem situações em que o prazo é apertado e a ferramenta otimiza esse tempo.” – Marcelo Eduardo, da Work & Co.
O problema de terceirizar a intuição 🤔
Fred Gelli, CEO da Tátil Design, também abordou esse tema em sua palestra no encerramento do festival. A preocupação de Gelli, conhecido por criar o logotipo dos Jogos Olímpicos do Rio-2016, é incentivar a “preguiça de inventar”.