Fundador prevê que Telegram terá 1 bilhão de usuários mensais em um ano - Mundo Mobile & TecNews

Fundador prevê que Telegram terá 1 bilhão de usuários mensais em um ano

O fundador do Telegram, Pavel Durov, afirmou em entrevista ao apresentador norte-americano Tucker Carlson que a plataforma provavelmente ultrapassará a marca de 1 bilhão de usuários ativos mensais dentro de um ano. Durov, cuja fortuna é estimada em 15,5 bilhões de dólares pela Forbes, revelou que alguns governos planejaram pressioná-lo, mas o Telegram, que atualmente conta com 900 milhões de usuários ativos, pretende manter-se como uma “plataforma neutra” e não um participante da geopolítica.

Em comparação com seu principal concorrente, o WhatsApp, que pertence à Meta e possui mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais, o Telegram busca expandir sua presença global. O Financial Times reportou em março que a empresa provavelmente irá buscar uma listagem de ações nos Estados Unidos quando atingir a lucratividade.

Após a invasão da Rússia à Ucrânia em 2022, o Telegram se tornou uma importante fonte de conteúdo não filtrado sobre a guerra e a política relacionada ao conflito. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, utiliza o aplicativo para publicar seus discursos diários em vídeo, enquanto as forças armadas ucranianas alertam sobre ataques e compartilham informações sobre o campo de batalha. Por outro lado, o Kremlin divulga as atividades do presidente russo Vladimir Putin no Telegram, enquanto a oposição russa busca apoio através da plataforma.

No entanto, críticos apontam que o Telegram também tem sido utilizado como ferramenta de desinformação e manipulação. Um projeto de lei apresentado ao Parlamento Europeu em março propõe uma regulamentação mais rígida para o Telegram e outras redes sociais.

Diante desse cenário de crescimento e influência, o Telegram se destaca como uma plataforma em constante evolução, enfrentando desafios e oportunidades em meio a questões geopolíticas e o uso da tecnologia para disseminação de informação. Com uma base sólida de usuários e uma abordagem de neutralidade, a plataforma busca se consolidar como uma alternativa viável no universo das redes sociais e da comunicação digital.

Essa entrevista de Durov com Carlson reflete não apenas o sucesso atual do Telegram, mas também o seu potencial de crescimento e impacto no cenário global. Com planos de expansão e uma postura firme em relação à sua atuação no mercado, a plataforma se consolida como uma força a ser considerada no mundo digital.

Com a promessa de ultrapassar a marca de 1 bilhão de usuários ativos mensais em um curto prazo, o Telegram se prepara para se firmar como uma das principais plataformas de mensagens do mundo, concorrendo diretamente com gigantes como o WhatsApp e buscando seu espaço em um mercado cada vez mais competitivo e em constante transformação.

Deixe um comentário