Uma nova tendência do TikTok está ganhando popularidade nos últimos dias, na qual os usuários estão explorando as fases da Lua do dia em que nasceram para determinar se o crush é sua alma gêmea ou não. Embora o uso das posições dos astros para fins de astrologia venha sendo praticado há anos, a “Lua da alma gêmea” esbarra em alguns conceitos de astronomia, tornando duvidosas as chances de descobrir seu par perfeito usando este método.
O procedimento do teste consiste em usar duas fotos reais da Lua, uma tirada no dia em que você nasceu e outra na noite em que seu pretendente veio ao mundo, e editar as imagens para ver se elas formam uma lua cheia. Se a Lua cheia for formada, significa que vocês nasceram um para o outro. Caso contrário, muitos acreditam que é hora de procurar opções no mercado do amor. No entanto, tudo isso não passa de uma brincadeira sem comprovação científica.
Muitos casais têm gravado sua reação ao testarem a compatibilidade entre as fases da Lua, mas por que não faz sentido acreditar nisso? O site space.com, que é especializado em cobertura astronômica, apresenta alguns motivos:
1. A Lua possui oito fases: Lua nova, Lua crescente, quarto crescente, crescente gibosa, Lua cheia, minguante gibosa, quarto minguante e minguante. Portanto, se o único seleção utilizada para medir a compatibilidade entre almas gêmeas for esse teste, apenas oito categorias reais de pessoas existirão.
2. São apenas quatro combinações possíveis de serem realizadas para que uma “lua inteira” seja formada: Lua nova e Lua cheia, quarto crescente e quarto minguante, gibosa minguante e crescente, e gibosa crescente e minguante.
3. Existem cerca de 8 bilhões de pessoas no mundo, o que significa que, segundo a lógica da tendência, cada pessoa pertence a um grupo com outra categoria. Se cada uma dessas oito categorias possuir a mesma quantidade de pessoas, cada indivíduo terá cerca de um bilhão de “almas gêmeas” espalhadas pelo mundo. Então, para que precisar de um aplicativo para rastrear seu encaixe perfeito?
4. O lado iluminado da Lua depende do hemisfério em que você está. Portanto, duas pessoas nascidas no mesmo dia, mas em hemisférios diferentes, terão fases de verão diferentes, o que bagunça bastante as coisas, pois dois indivíduos que nasceram no mesmo dia em hemisférios diferentes poderiam ter um match. Isso porque o céu de uma pessoa mostraria, por exemplo, um quarto crescente, enquanto o do outro exibiria um quarto minguante. Como o teste não considera o local de nascimento, a comparação das fases corretas da Lua pode não acontecer.
Ben Radford, o escritor e editor da revista científica “Skeptical Inquirer”, disse ao site que não há nenhuma ligação lógica entre a fase da Lua e a personalidade dos pares românticos ou que possa explicar as chances de um relacionamento vingar. “A tendência da alma gêmea na fase da Lua é vinho velho em garrafas novas. É obvio que isso é uma reviravolta nos signos solares astrológicos, mas removeu algumas dessas armadilhas, talvez para dar um senso de licença científica. Essa tendência joga com o pensamento mágico e oferece algum conforto psicológico. Tem todas as características de uma tendência do TikTok, incluindo criar um jogo com algo pessoal e relevante para os usuários – como nome, cidade natal, rosto ou data de nascimento”, afirma Radford.
Em suma, a tendência da “Lua da alma gêmea” pode ser divertida, mas não deve ser levada a sério. O mundo está cheio de pessoas incríveis, e é importante ter em mente que as chances de encontrar um parceiro ideal são maiores quando você se concentra na sua felicidade e bem-estar.